a

HISTÓRIA

Nota Informativa

Caros Brandoenses, a história da origem da Vila de Paços de Brandão que conhecemos tem, ao longo dos últimos anos, suscitado dúvidas e incertezas.

A Junta de Freguesia de Paços de Brandão convidou um conjunto de Brandoenses, especialistas e apaixonados por História que, em conjunto, formam um grupo de trabalho com o objetivo de recolher, analisar e refletir acerca da história e estórias da nossa Vila.

A terra Brandoense que se orgulha do seu brasão, fica-lhe devendo o fomento agrícola pela radicação da população e o crescimento de uma nova freguesia. Com solares e grandiosas quintas, incluindo 3 casas com brasão: A Casa da Portela (onde em tempos serviu de cenário para o filme ‘Amor de Perdição) a Casa do Comendador Azevedo Brandão e Casa do Engenho Novo, entre outros focos turísticos como a Igreja Matriz e Capela, às lendárias fontes, ao recente Museu do Papel, , sem deixar de mencionar a Praça de onde feiras e festas populares desempenham um bom papel para a Vila, entre muitos outros focos de interesse turístico, os quais mostramos na nossa galeria turística.