a

HISTÓRIA

Nota Informativa

Paços de Brandão remonta a uma época anterior à fundação de Portugal, sendo referida, ao longo do tempo, como uma terra muito antiga, habitada por um povo afável, cioso da sua herança cultural e da sua identidade. Não é por isso de estranhar que as suas origens tenham sido objeto de diferentes estudos, dos quais resultaram publicações de referência:

LEAL, Pinho. “Paços de Brandão”, in Portugal Antigo e Moderno, vol. VI, Lisboa, Editora de Mattos Moreira e Comp.ª, 1876, pp. 394-396. 

Paços de Brandão. Um modo de ser, edição única do Círculo de Recreio, Arte e Cultura (C.I.R.A.C.), 1982.

ROCHA, Padre Joaquim Correia da. Recordar 900 anos de Paços de Brandão, Paços de Brandão, edição Junta de Freguesia de Paços de Brandão, 1995. 

FERNANDES, M. Antonino. Os Brandões. Origens e Varonia (938-1663), Porto, edição do autor, 2007.  

VARELA, Carlos Alberto. Terras de Sancta Mariae.  Memórias de Paços de Brandão, Óbidos, edição do autor, 2017.

Com exceção de Pinho Leal, que, pelas características da sua obra, fez uma abordagem muito breve à história das localidades que visitou, as restantes publicações, refletindo, naturalmente, o tempo próprio dos seus autores, constituem um importante e diferenciado contributo para o conhecimento das origens desta terra: umas, enquadrando-se numa tradição historiográfica marcada por alguma subjetividade,  perdem-se, por vezes, numa interpretação romanceada do passado; outras, fundamentando-se na análise mais objetiva de fontes documentais, caracterizam-se por uma narrativa mais clara e menos parcial.

Neste contexto, e para os períodos mais recuados correspondentes às origens de Paços de Brandão, as afirmações dos diferentes autores nem sempre coincidem, nomeadamente a nível cronológico, o que tem suscitado, ao longo dos últimos anos, dúvidas e incertezas.

Atenta a este facto, a Junta de Freguesia de Paços de Brandão promoveu, em finais de 2022, a criação de um grupo de trabalho – Conhecer o passado de Paços de Brandão –, composto por alguns Brandoenses com interesse no conhecimento e na divulgação da nossa História.

Este grupo tem vindo a trabalhar no sentido de disponibilizar uma resenha cronológica dos factos mais marcantes da História de Paços de Brandão, projeto acompanhado de uma recolha de documentos fotográficos ou outros. Procurará também suscitar a partilha de “histórias de vida” ou de “curiosidades” temas que, fazendo parte do nosso imaginário coletivo, tendem a desvanecer-se no tempo do esquecimento.

Desta forma, pretende-se criar condições para que os entusiastas da História Local, os estudantes interessados no tema ou mesmo os meros curiosos do passado possam tirar as suas próprias conclusões e perspetivar novos estudos.